
A presidente Nicole Weber (Podemos) recebeu um documento de um grupo de pessoas que participaram do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, realizado em 2024. A carta é assinada por Boáz da Silva Lopes, Gislaine Gomes de Azevedo, Joyce Cristine Pacheco, Camilly Vitória Bittencourt Amaral, Claudete Maria Assmann, Juliana Bachmann Vieira, Maria Clara Machado, Bruna Alves dos Santos, Julie Gabrieli da Fontoura, Luzia Fandinho Zinn e Francine Fagundes Oldenburg.
No documento, os participantes do concurso apontam uma série de irregularidades no processo de avaliação psicológica, etapa que classificam como “essencial para a seleção de servidores públicos em diversos cargos”.
São listadas as seguintes ocorrências: alto índice de inaptidão sem justificativa adequada; descumprimento do direito à entrevista devolutiva; restrição de acesso a documentos; problemas na aplicação da prova psicológica e descumprimento de prazos e irregularidades na publicação de editais.
Diante disso, o grupo solicita que a Câmara de Vereadores apure junto à Prefeitura e à banca organizadora, as irregularidades descritas. Ainda solicite os documentos e relatórios técnicos utilizados na avaliação psicológica; promova uma audiência pública com a presença de representantes da banca, Prefeitura, do Conselho Regional de Psicologia e dos candidatos; exija que os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência sejam rigorosamente respeitados no prosseguimento do certame.
O assunto já havia sido abordado na sessão passada pelo vereador e líder de Governo, Edson Azeredo.