MundoVariedades

Descoberta de petróleo na África reacende interesse por exploração na Bacia de Pelotas

Semelhanças geológicas entre Brasil e Namíbia reforçam expectativas sobre a possibilidade de novas reservas de petróleo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A descoberta de grandes reservas de petróleo na costa da Namíbia, na África, trouxe novos olhares para a Bacia de Pelotas, localizada no extremo sul do estado.

Especialistas veem na região uma possível nova possibilidade para a exploração de petróleo no país, com chances de encontrar o que pode ser chamado de “sucessor do pré-sal”.

Embora ainda não exista confirmação sobre a presença de petróleo na Bacia de Pelotas, estudos geológicos indicam semelhanças com a costa da Namíbia.

As duas áreas compartilham formações que datam do período em que os continentes estavam unidos, há cerca de 115 milhões de anos, durante a era da Pangeia.

A Bacia de Pelotas em foco

Atualmente, a Bacia de Pelotas conta com 44 blocos exploratórios sob concessão de grandes empresas do setor, como Petrobras, Shell, Chevron e a chinesa CNOOC. No entanto, a extração ainda está em fases iniciais, dependendo de testes, licenças ambientais e outros trâmites que podem levar anos. Especialistas projetam que a exploração plena da área só deve ocorrer a partir do início da próxima década, caso os resultados sejam positivos.

Fonte
Foto: Reprodução G1com informações do G1

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×