
Santa Cruz do Sul – A Câmara de Vereadores de Santa Cruz aprovou 15 projetos na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3. Além disso, foi derrubado por unanimidade – a pedido do Executivo – um veto ao projeto de autoria do vereador Rodrigo Rabuske (PL) que dispõe sobre a instituição do Programa de Integridade nas empresas contratadas pela administração municipal.
Em regime de urgência foram aprovados nove projetos. Entre eles as autorizações para a criação de um cargo de Agente Administrativo; a contratação de um servente, um motorista, dois professores de Ensino Fundamental Séries Finais – Inglês, oito operários, um motorista, cinco atendentes de EMEI e um servente; também foi aprovada a abertura de crédito especial no montante de R$ 207.498,40 para custear despesas da Secretaria Municipal de Educação; e a alteração da lei que cede servidores ao Instituto Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul.
Da Ordem do Dia, foi derrubado o veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Rodrigo Rabuske (PL) que dispõe sobre a instituição do Programa de Integridade nas empresas contratadas pela administração municipal.
Foi aprovado ainda o projeto de lei que institui o Fundo Municipal de Saneamento Básico (FMSB) e duas mensagens aditivas. Também foi aprovada uma alteração na lei de consolidou, alterou e acrescentou dispositivos à lei que instituiu o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ainda foram autorizadas as contratações de um eletricista e um instalador hidráulico. Houve a autorização da abertura de crédito especial no montante de R$ 950 mil para custear despesas da Secretaria de Desenvolvimento Social. Também foi autorizada a alteração da lei que define o regime de adiantamento e autoriza o pagamento de despesas com deslocamento de servidores e/ou agentes públicos.
Daiton Mergen (Podemos) indica a construção de abrigo na parada de ônibus na rua Victor F. Baumhardt esquina com o Corredor Cel. Schuster; a execução de melhorias na Estrada Capão da Cruz; a manutenção estrada Três Mártires em Cerro Alegre Baixo; a execução de melhorias na Rua Acre. Licério Agnes (PSDB) indica a instalação de uma parada de ônibus na Estrada Dona Carlota. Edson Azeredo (PL) indica a desobstrução das bocas de lobos na esquina da Rua Félix Hoppe com a Rua Carlos Trein Filho, realização da poda de árvores e reposição da placa indicativa destas ruas.
Informações
O Professor Cleber (União Brasil) requer informações do Consórcio TCS referente aos atrasos recorrentes em coletivo de transporte urbano municipal. Alberto Heck (PT) requer informações sobre obras públicas no município de Santa Cruz do Sul interrompidas em função da Operação Controle e os estudos de áreas de risco no município.
Nicole Weber (Podemos) requer a construção de passeio público na esquina da Rua Gaspar Bartholomay com a Rua Henrique Funk; a eliminação de goteiras e realização de reparos na EMEI Monte Alverne; a eliminação de infiltrações, goteiras e realização de reparos na EMEI Vila Nova; a realização do conserto s calçada na Rua do Moinho; a construção de uma parada de ônibus coberta na rua Prefeito Armando Wink
Francisco Carlos Smidt (Novo) indica melhorias nas estradas de Cerro Alegre Baixo e Cerro Alegre Alto. Luizinho Ruas (PSB) requer a criação de força tarefa permanente para agilizar atendimento às famílias atingidas por temporais
O Professor Cleber (União Brasil) indica o conserto na rede de iluminação pública entre a creche Mãe de Deus e entrada do bairro Mãe de Deus. Alberto Heck (PT) requer a ampliação da corpo técnico da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul .
Rodrigo Rabuske (PL) indica à Concessionária Rota de Santa Maria um estudo de viabilidade para redução da velocidade dos veículos no trecho RSC-287. Também requer a canalização das valetas de escoamento das águas pluviais existentes na lateral da Rua Lauderio Ullrich, em Linha Pinheiral; o restabelecimento das linhas noturnas de ônibus intermunicipal, entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.