Prefeitura inicia distribuição de carnês do IPTU


Os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Santa Cruz do Sul já começaram a chegar na casa dos contribuintes e a expectativa é que até o dia 15 de dezembro todos deverão ter sido entregues pelos Correios. É pouco mais de duas semanas antes da data limite para pagamento da cota única e da primeira parcela, que vencem no dia 2 de janeiro de 2024.
O reajuste para o próximo ano, conforme já divulgado anteriormente, será de 3,87%, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido no período de dezembro de 2022 a agosto de 2023. Contribuintes que escolherem pagar o valor total de uma só vez serão beneficiados com um desconto de 4%, que poderá ser ainda maior se somado a outros benefícios como os concedidos pelos programas Bom Pagador e Santa Cruz Solar.
Caso parcele o tributo, ele não terá direito ao desconto de 4%, porém poderá dividir o valor em até oito parcelas mensais, iguais e consecutivas. Para o secretário municipal de Fazenda, Valdir Bruxel, a chegada dos carnês é um momento bastante aguardado pela população, que precisa se organizar para incluir o compromisso no orçamento doméstico. “Fizemos reuniões sistemáticas com os Correios e montamos uma estratégia de distribuição para fazer os carnês chegarem em tempo nas residências. Já distribuímos 30% do total”, informou.