MetSul alerta para chuva com granizo em diversas cidades do RS

O Rio Grande do Sul enfrenta uma segunda-feira marcada por condições meteorológicas severas, com previsão de granizo em diversas regiões do estado.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta devido à formação de uma frente quente, que deve provocar fortes áreas de instabilidade, especialmente durante a tarde e noite.
Esse fenômeno ocorre quando uma massa de ar quente avança sobre uma mais fria, criando condições ideais para tempestades com raios e granizo.
Cidades localizadas nas regiões Oeste e Sul do estado estão entre as mais vulneráveis, mas outras áreas, como a Grande Porto Alegre, Serra, Litoral Norte e entorno da Lagoa dos Patos, também podem ser atingidas.
Embora, na maioria dos locais, o granizo esperado seja de pequeno diâmetro, há potencial para granizo de tamanho médio a grande, que pode causar danos significativos.
O risco de granizo ocorre em meio a uma atmosfera extremamente quente em altitude, o que agrava a formação do fenômeno.
Modelos meteorológicos indicam temperaturas de até 25°C a cerca de 1.500 metros de altitude no Norte e Noroeste gaúcho, o que é considerado alto para essa época do ano e pode intensificar as tempestades.
Além disso, essas regiões também enfrentarão um calor intenso, com máximas acima de 35°C, além de fumaça de queimadas, enquanto o tempo se mantém firme.
Este será o segundo dia consecutivo de granizo no Rio Grande do Sul. No domingo, cidades como Rio Grande, Gravataí e Pedro Osório já registraram quedas do fenômeno.