CAPAGeralRegional

Danos provocados pela enchente mantém Lago Prefeito Telmo Kirst fechado à população

Ponto de encontro e prática de atividades físicas com lugar cativo no coração dos santa-cruzenses, o Lago Prefeito Telmo Kirst encontra-se fechado ao público desde a enchente que atingiu o município em maio.

O excesso de água provocou avarias no espaço que podem oferecer risco aos frequentadores e, por esta razão, o acesso ao local segue vetado. Conforme a engenheira civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi), Roseli M. Brochier Kist, o fluxo de água gerado pelo volume elevado de chuvas causou erosão em partes da barragem, interna e externamente.

Além disso, em uma das pistas de caminhada e ciclismo do Complexo Esportivo Normélio Egídio Boettcher, cerca de 50 metros de pavimento asfáltico foram arrancados pela enxurrada. O desnível no trajeto provocado pelo estrago torna a utilização da estrutura desaconselhável no momento.

Conforme Roseli, a solução para os pontos erodidos é fazer o preenchimento das falhas com material apropriado, através da técnica de enrocamento.

O asfalto da pista será refeito por equipes da própria Seoi. Como a enchente causou diversos estragos na cidade e no interior, a secretaria tem priorizado os reparos das estradas da zona rural e das vias urbanas, além das reformas e reconstrução de bueiros e pontes. “Temos dado prioridade a estas situações, a fim de restabelecer o tráfego nos locais afetados”, comenta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, reforçou o compromisso em recuperar a estrutura. “Envidaremos todos os esforços para devolver o uso do Lago Prefeito Telmo Kirst o mais rápido possível aos frequentadores deste privilegiado espaço”, afirmou.

Fonte
Foto: Pexels/PixabayAssessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×