Ciclone extratropical deve trazer frente fria, chuvas e fumaça para o Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical está previsto para se formar neste fim de semana na região do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, trazendo instabilidade e impulsionando uma frente fria que causará chuvas no Rio Grande do Sul. As correntes de vento que antecedem essa frente fria também intensificarão a chegada de fumaça das queimadas do Norte do Brasil ao estado gaúcho.
Nesta sexta-feira, uma frente quente se formará sobre o Uruguai e a Argentina, trazendo risco de tempestades com granizo e ventos fortes. No Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer firme, com exceção de algumas áreas no extremo Sul.
No sábado, a formação do ciclone extratropical sobre o Rio da Prata vai organizar uma frente fria, que trará chuvas para o Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. A instabilidade se intensificará, mas os volumes de chuva não devem ser significativos.
No domingo, o ciclone perderá força, mas ainda trará chuvas para o Centro e Norte do estado durante a madrugada e manhã, seguidas de uma melhora no tempo. O vento também aumentará, com rajadas entre 30 km/h e 70 km/h em algumas regiões.
O sábado será marcado pela maior presença de fumaça no Rio Grande do Sul, com o céu acinzentado e o sol mais alaranjado devido às queimadas no Norte do Brasil. A situação deve melhorar na segunda-feira, com a entrada de ar mais frio, limpando o céu e trazendo de volta o sol.