
Santa Cruz do Sul – Em sessão ordinária lotada nesta segunda-feira, dia 1º, foram aprovados 14 projetos pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Entre eles a aprovação dos novos subsídios do Executivo e Legislativo para período entre 2025 e 2028 (próxima legislatura), além do relatório do Comitê de Ética apurando atos do vereador afastado Henrique Hermany.
De origem do Executivo foi aprovada em regime de urgência a contratação de três operários, um servente e um motorista. De origem da Mesa Diretora foi aprovado por 12 votos a quatro, o projeto de resolução que dispõe sobre o julgamento de representação contra o vereador afastado Henrique Hermany, acolhendo o relatório apresentando pelo Conselho de Ética do Legislativo. Na prática, ele não está proibido de participar das discussões e deliberações do Plenário; usar a palavra em Plenário, nos períodos de Expediente, Ordem do Dia, Votação e Discussão da Pauta; utilizar a Comunicação de Liderança, seja de Bancada ou de Governo; e de apresentar de proposições, todos pelo prazo de 60 dias.
Da ordem do Dia foi aprovado projeto de lei da Mesa Diretora que dispõe sobre a fixação de subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e também dos vereadores para o exercício 2025 a 2028.
Ainda foi aprovado projeto que abre crédito suplementar no montante de R$ 3 milhões para custear despesas da Secretaria de Educação e, outros R$ 800 mil para as despesas da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Ainda foi aprovado projeto que autoriza a contratação de cinco operários e um motorista.
Da autoria do vereador Rodrigo Rabuske foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre a emissão de relatórios de atividades pelas concessionárias de serviços públicos, além de outro projeto que institui a política de auxílio ao combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais. O vereador Francisco Carlos Smidt teve aprovado projeto de lei que denomina via pública de rua Flávio Esteves Falleiro.

Informações
O professor Cléber (União Brasil) requer informações da Corsan/Aegea sobre o reservatório pulmão localizado em Linha Santa Cruz. Serginho Moraes (PL) apresentou pedido de informações com esclarecimentos referente à construção do Centro Administrativo II; o repasse de recursos financeiros feitos pela administração municipal à ONG Cavalo de Lata. Doralino Silveira da Rosa, suplente de vereador em exercício, requer informações sobre a reabertura do Lago Prefeito Telmo Kirst e a demanda por especialidades médicas nas unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O vereador Serginho Moraes requer a realização de melhorias na pavimentação de bloquetes na Rua João Martim Buff; o conserto da tubulação do esgoto e da calçada na Rua Tom Jobim; a manutenção na estrada da Travessa Ibarama; o conserto de calçada localizada na Rua Dr. Arthur Germano Fett; a revitalização da Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Vila Nova; a realização de estudo para pavimentação asfáltica da Rua Cambará; a execução de melhorias na Estrada Capela dos Cunha; a execução de melhorias na Estrada Buraco do Caranguejo – Cerro Alegre Alto.
Francisco Carlos Smidt (Novo) solicita o conserto de canalização pluvial/cloacal na rua Rio Grande. Ele ainda indica à Corsan o conserto de vazamento de água na rua Ari Viribaldo de Freitas. Também requer o patrolamento, encascalhamento e passagem de rolo na estrada de Cerro Alegre Alto; o conserto da infiltração de água na EMEI Vila Nova; o conserto na canalização da Avenida Getúlio Vargas.
Bruna Molz (Republicanos) requer a disponibilização de tratamento de zoonose para animais de famílias de baixa renda; zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) das rações para animais.

Rodrigo Rabuske (PL) requer a recuperação do trajeto não pavimentado da Avenida dos Cristais; conserto da canalização pluvial e reconstrução da calçada na Rua do Moinho; o cadastramento do Município no Programa Digitaliza Brasil (PDB); melhorias na pavimentação da Rua Lindolfo Spengler; a execução de melhorias na pavimentação da Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha; a limpeza e recuperação da Linha Andrade Neves sobretudo nos trechos afetados por deslizamentos. Ele ainda indica à concessionária Rota de Santa Maria a realização de serviço de “tapa-buraco” ao longo de todo o trecho da RSC-287; o conserto de vazamento e melhorias na calçada da Rua Tom Jobim; a recuperação do acesso à Linha Seival; a execução de melhorias e recuperação de trecho do Corredor Frey; a recuperação do trecho não pavimentado da estrada de Linha João Alves; a construção de muro para fechamento do pátio da EMEI Raio de Sol; o conserto da canalização pluvial e reconstrução da calçada no cruzamento da Rua Borges de Medeiros com a Rua Marechal Deodoro; a execução de melhorias na travessia/ponte existente em acesso da Travessa Kurtz.
Nicole Weber (Podemos) requer o conserto de tubulações pluviais na Rua Eugênio Iserhardt; a realização do conserto da calçada da Rua Vereador Donato João Glesse; a realização de melhorias no acesso via RSC-471 ao Corredor Goerck; a elevação e reforço dos muros da EMEI Raio de Sol; a realização de melhorias e posterior pavimentação da Rua Germano Becker; a realização de melhorias na pavimentação da Rua Paulo Rauber; a realização de reparos de infiltrações e de goteiras e demais reparos na EMEI Vila Nova; a realização de melhorias na sinalização viária no trecho municipalizado da BR-471; a eliminação de cratera na Rua Marechal Deodoro. Ela indica à Rota de Santa Maria a troca das tubulações do esgoto pluvial na Rua Pita Pinheiro.
Jair Eich (PP) indica a realização do serviço de manutenção em bueiro da Rua Cedro; a implantação de uma nova parada de ônibus coberta, na Rua Jacarandá. Ilário Keller (PP) requer a realização de melhorias na ponte da Travessa Storch; a realização de melhorias na ponte que liga Linha Chaves a Alto Linha Chaves; a construção de uma nova ponte em Linha Arroio do Tigre.
Daiton Mergen (Podemos) indica a realização de melhorias na pracinha do bairro Arroio Grande; a implantação de uma travessia elevada na Rua Barão do Arroio Grande. Licério Agnes (PSDB) requer a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann com a Rua Boaventura Kolberg. Bruno Faller (PDT) requer a instalação de iluminação pública na RS-409, trecho até a ponte do Rio Pardinho; a pavimentação e iluminação pública na rua Curupaiti.
Luizinho Ruas (PSB) requer o conserto de canalização de esgoto em corredor da rua Erna Teresinha Schaefer; a realização de melhorias na Travessa Guaíba. Doralino Silveira da Rosa (PT) requer a criação do Conselho Curador do Idoso de Santa Cruz do Sul; a realização de melhorias em bueiro da Rua Professor José Soder. Leonel Garibaldi (Novo) requer a execução de melhorias na pavimentação da Rua Sobradinho; a coleta de entulho na Rua Daltro Filho, nº 661, bairro Arroio Grande.
