CAPAPolíticaRegional

Alberto Heck quer informações sobre projeto de macrodrenagem na Várzea

Santa Cruz do Sul – Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 03, o vereador Alberto João Heck (PT) encaminhou cinco expedientes de interesse da comunidade, todos foram aprovados. Ele pediu destaque justamente para dois pedidos de informações que são assuntos palpitantes no Legislativo, a possível drenagem do bairro Várzea e a situação das obras públicas durante a Operação Controle. Segundo Heck a Prefeitura anunciou um projeto de macrodrenagem para o bairro Várzea com valor estimado de R$ 160 milhões, o que não é pouco dinheiro, dá pra fazer um baita projeto e resolver o problema.

Diante disso, o pedido de informações ao Executivo Municipal quer saber: Quantos levantamentos ou estudos foram realizados, com conhecimento da Administração, ou contratados pela Administração Municipal, para identificar áreas de risco (alagamento ou deslizamentos)? Quando foi iniciado e concluído o estudo que resultou no ‘Projeto de Macrodrenagem da Microbacia do Bairro Várzea’, realizado por profissionais da UNISC? Heck solicita, ainda, o encaminhamento de cópia do Projeto de macrodrenagem do bairro Várzea.

A tragédia que atingiu o nosso estado e também o nosso Município foi alertada por pesquisadores dos campos de meteorologia, hidrologia e afins, que através de estudos conseguem prever com certa antecedência estes fenômenos de chuvas intensas, bem como o levantamento das áreas de risco, argumentou o vereador petista. Neste sentido, Heck acredita que a Administração Municipal se sirva destes técnicos para atuar de forma mais eficiente nos problemas que possam vir a enfrentar como deslizamentos e alagamentos, e ainda, quais bairros de Santa Cruz do Sul serão os mais afetados, bem como quais as medidas preventivas necessárias. 

Obras Públicas na Operação Controle

O outro pedido de informações questiona do Poder Executivo Municipal: Quais as obras públicas no município de Santa Cruz do Sul não tiveram início ou foram interrompidas ou paralisadas parcialmente em função da Operação Controle, desencadeada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul? Quais obras foram retomadas ou tiveram alguma intervenção da Administração Municipal posterior ao início da Operação Controle por parte do Município ou de outras empresas? Conforme Heck as duas perguntas se justificam diante da necessidade de transparência e prestação de contas sobre a execução das obras públicas em Santa Cruz do Sul, visando esclarecer o impacto da Operação Controle na realização e continuidade dessas obras.

O primeiro questionamento busca identificar quais obras públicas no município não tiveram início, foram interrompidas ou paralisadas parcialmente em função da Operação Controle, explica Heck. Este levantamento é fundamental para compreendermos a extensão do impacto causado pela operação na infraestrutura da cidade, disse. O segundo questionamento visa obter informações sobre quais obras foram retomadas ou tiveram alguma intervenção da Administração Municipal posterior ao início da Operação Controle. Além disso, interessa-nos saber se houve a necessidade de contratação de novas empresas ou outras formas de intervenção para a continuidade dos projetos, apontou Heck. Estas informações servirão para implementação de medidas que pretendem minimizar os prejuízos e garantir a conclusão das obras públicas.

Pedido de Reforço à Defesa Civil

Alberto Heck encaminhou, ainda, ao Poder Executivo Municipal uma indicação pedindo que seja providenciado o reforço à Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, criando ou ampliando seu corpo técnico permanente por meio de servidores municipais concursados, com orçamento específico e suficiente, um fundo municipal exclusivo, local adequado para o funcionamento, uma rede de apoio em distritos e regiões da cidade igualmente profissionalizada, bem como reforçando a atuação do Conselho Municipal de Defesa Civil, agregando aos órgãos governamentais a sociedade civil e o voluntariado de modo mais célere e robusto.

A indicação visa à necessidade urgente de fortalecer a Defesa Civil, dada a crescente frequência e intensidade dos desastres naturais e emergências que impactam nosso Município, ressalta o vereador petista. A criação ou ampliação do corpo técnico permanente da Defesa Civil, composto por servidores municipais concursados, é fundamental para assegurar a continuidade e a eficiência das ações de prevenção, resposta e recuperação em situações de risco, avaliou Heck. A alocação de um orçamento específico e suficiente, juntamente com a criação de um fundo municipal exclusivo, garantirá os recursos necessários para a execução das atividades da Defesa Civil, permitindo uma resposta mais ágil e eficaz às emergências, salientou.

 Doação de Apetrechos Para o Mate

O vereador Alberto Heck encaminhou também uma moção de congratulações aos colaboradores da campanha “Alcance um Mate… Aqueça um Coração!”, na pessoa do radialista Carlos Rogerio de Oliveira, da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul, FM 105.9, representando todas as pessoas, entidades e ponto de recolhimento da iniciativa abrangendo nosso município e diversos outros, buscando repor as famílias os apetrechos do chimarrão, infelizmente perdidos ou danificados em decorrência das chuvas e enchentes pelo estado.

Por meio desta moção de congratulações, queremos não apenas reconhecer o mérito da iniciativa, mas também nos unir, como vereadores e vereadoras, ao esforço de divulgação da campanha “Alcance um Mate… Aqueça um Coração!”, frisou Heck. “Nós, cidadãos gaúchos, temos no chimarrão um dos nossos principais símbolos telúricos, representando amizade, comunidade e saúde, e acreditamos na importância desta campanha”, acrescentou ele.  A campanha voluntária “Alcance um Mate…” está difundida nas redes sociais, na imprensa e nas conversas diárias. Seu objetivo é arrecadar materiais e recursos financeiros para a confecção e distribuição de kits de chimarrão, que serão doados nas casas e nos abrigos aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Fonte
Assessoria de Imprensa do Vereador Alberto Heck

Artigos relacionados

Chamar agora
Fale com a Redação!
Tu comunica, a gente publica. Aqui a tua voz vira notícia. Fala com a gente!
×